Quando fertilizar o seu jardim

adubo

Na Primavera

Mesmo antes que a estação comece, devemos encorajar as plantas para terem um bom desenvolvimento. As raízes estão muito activas neste momento e estão prontas a receber os elementos nutritivos. Necessitam de um adubo que lhes forneça alimento bastante rápido, mas não em grandes quantidades pois, em caso de excesso, o risco de queimadura é muito grande. Para as plantas dum solo pobre e para os vegetais gulosos é aconselhado um adubo rico, com difusão rápida, mas doseado moderadamente. Se pensar nisto com tempo, pode espalhar um adubo orgânico de difusão relativamente rápida, como os que são apresentados em pó. Senão, empregue adubos orgânicos líquidos ou adubos sintéticos, que agem de imediato (cuidado com a sobre dosagem), ou lentamente (adubos de libertação lenta).

No Outono e no Inverno

As plantas iniciam o repouso mesmo que guardem as suas folhas ou que dêem flores durante o Inverno. Não precisam de se alimentar nesta altura. A única fertilização eventual, será feita com adubos de libertação lenta, como o chifre em pó junto aos pés das sebes.

O adubo-estrela do Inverno é o estrume ! Espalhado em camadas ente 5 – 15 cm na terra e colocado ao pé das plantas, vai decompor-se rapidamente e trazer húmus bem cedo na Primavera, na altura em que as plantas necessitarem. Com ele não existe o risco de dosagem em excesso. O melhor momento para o espalhar é em Janeiro-Fevereiro. Antes desta altura os nutrientes nele contidos seriam libertados pelas chuvas do Inverno. E espalhado mais tarde, não teria tempo de se decompor até à Primavera. (mas iria alimentar durante o Verão).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s